Hytalo Santos é preso em SP por exploração de menores

O influenciador Hytalo Santos (foto em destaque) foi preso nesta sexta-feira (15/8) em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ele é investigado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por crimes que incluem exploração e “adultização” de crianças e adolescentes. A prisão foi divulgada pela GloboNews e confirmada pelo portal Metrópoles, parceiro do Repórter Pedro Luccas.
Além de Hytalo, seu marido Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, também foi detido. Os mandados de prisão preventiva foram expedidos pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara da Comarca de Bayeux (PB).
Na decisão, o magistrado afirmou que a prisão “apresenta-se como medida imprescindível para a preservação da instrução processual, protegendo as provas e as testemunhas de novas investidas ilícitas”.
Segundo o documento, há fortes indícios de tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho infantil artístico irregular (produção de vídeos com menores para redes sociais) e constrangimento de crianças e adolescentes, entre outros crimes.
Operações anteriores
Na quinta-feira (14/8), Hytalo foi alvo de um mandado de busca em sua residência, em João Pessoa (PB). Policiais apreenderam computadores e celulares. Dessa vez, houve autorização judicial para arrombar portas caso houvesse resistência.
Na quarta-feira (13/8), uma primeira tentativa de busca no mesmo endereço foi frustrada, já que o imóvel estava fechado. Dois dias antes, em 12/8, a Justiça havia determinado o bloqueio de todas as redes sociais de Hytalo e a desmonetização de seus conteúdos, impedindo que gerassem qualquer retorno financeiro.
A promotora Ana Maria França, do MPPB, também solicitou a retirada do ar de vídeos já publicados com menores de idade.
Denúncia e repercussão nacional
O caso ganhou notoriedade após o youtuber Felca publicar um vídeo denunciando a suposta “adultização” de adolescentes nos conteúdos de Hytalo. Entre os exemplos citados estava o de uma jovem de 17 anos que, segundo Felca, seria explorada sensualmente nas produções do influenciador.
As denúncias viralizaram, ultrapassaram milhões de visualizações e chegaram ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto, impulsionando as investigações e as medidas judiciais.
Hytalo Santos, que possuía mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais, permanece preso preventivamente e à disposição da Justiça.
COMENTÁRIOS